domingo, 21 de junho de 2015

Esporão do Calcâneo: O fisioterapeuta resolve !

Na prática cotidiana do fisioterapeuta é comum o aparecimento de pacientes com o chamado esporão do calcâneo. Essa patologia consiste na exostose (crescimento ósseo anormal) que se desenvolve no osso calcâneo.



A tração exercida principalmente pelos elementos dinâmicos (músculos) atuantes na região resulta na formação do esporão. E encontrado em 10 % da população de meia idade as vezes de forma assintomática. Já nos idosos a frequência sobe para 40 a 50 %.

A queixa mais comum é dor localizada na parte interna frontal ou média do calcanhar, ao examinarmos o Raio X fica evidente a presença de uma espícula óssea na região, o tratamento inicialmente poderá ser é feito com repouso, gelo, uso de palmilhas para alívio do calcanhar, ou mesmo analgésicos e anti-inflamatórios.

Entretanto para que o problema de dor na região do calcanhar não tome proporções maiores é necessário a consulta ao fisioterapeuta, a fim de avaliar a causa de forma mais individualizada, e a partir de então será traçado um protocolo de tratamento de acordo com cada caso que visa não apenas a resolução do quadro de dor e inflamação, mas principalmente a manutenção da função do pé, o restabelecimento correto da pisada (principalmente em casos de em casos de atletas  maratonistas) e um trabalho de prevenção e orientação a fim de evitar o reaparecimento do problema.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário