quarta-feira, 3 de junho de 2015

Prova gabaritada da banca IDECAM/2015

[QUESTÕES GABARITADAS] CONCURSO PARA FISIOTERAPEUTA DO MUNICÍPIO DE RIO POMBA – MG (2015), BANCA: IDECAM.

21. “O torcicolo congênito é definido como uma __________________ unilateral do músculo __________________ que, em geral, se manifesta no período neonatal ou em lactentes. Em crianças com torcicolo congênito, a cabeça fica inclinada para o lado __________________ do músculo afetado e rodada para o lado __________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A) contratura / escaleno / ipsilateral / contralateral  
B) distensão / esternocleidomastoideo / ipsilateral / contralateral
C) contratura / esternocleidomastoideo / contralateral / ipsilateral
D) contratura / esternocleidomastoideo / ipsilateral / contralateral

22. Caminhar envolve a ação alternada das duas extremidades inferiores do corpo. O estudo do padrão de andar tem como base o ciclo da marcha. Diante do exposto, analise.
I.   Na fase de apoio, são reconhecidos, ao total, duas tarefas e três intervalos. As duas tarefas são descarga de peso e apoio simples do membro e os três intervalos são apoio médio, apoio final e pré‐balanço.
II.  A gravidade e a força cinética são as principais fontes de movimento durante a fase de balanço e a tarefa envolve o avanço do membro.
III.  Antes do toque de calcanhar, o calcâneo sofre uma inversão de, aproximadamente, 2 graus. E, no toque de calcanhar, o membro inferior continua a sua rotação interna durante todo o período de contato.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
A)     II.
B)     III.
C)     I e II.
D)     II e III.

23. “Formado pelo folheto interno da dura‐máter, se refere a um septo transversal que divide o espaço craniano em com‐ partimento supra e infratentorial; em sua extremidade anterior possui uma borda livre que se ajusta ao mesencéfalo.”
Trata‐se da estrutura:
A) foice do cérebro.      
B) diafragma da sela.
C) foice do cerebelo.
D) tenda do cerebelo.

24. A fisioterapia respiratória é conhecida por sua efetividade na melhora dos sintomas e prevenção de complicações respiratórias. Para o atendimento de um paciente com doença de Parkinson, assinale a afirmativa INCORRETA.
A)  Há retenção de secreções pulmonares, anormalidade associada, principalmente, a uma maior predisposição às infecções respiratórias.
B)  As discinésias musculares, produzidas pelo uso da medicação de controle (levodopa), podem produzir dispneia, hipoventilação e atelectasias.
C)  Normalmente, há obstrução de vias aéreas superiores, aumento da complacência da caixa torácica e discinésias musculares produzidas pela terapia com medicação.
D)  Em geral, o tratamento fisioterapêutico da doença de Parkinson visa a manutenção das habilidades motoras prejudicadas pela doença e responsáveis por uma maior independência nas atividades de vida diária, sem preocupação específica com as disfunções respiratórias.

25. Os músculos respiratórios possuem um papel fundamental dentro do sistema respiratório, pois são os responsáveis por gerar força necessária para realizar as trocas gasosas. A manutenção de uma mecânica ventilatória adequada é extremamente necessária, para que todo o sistema funcione em perfeito equilíbrio. Diante do exposto, é correto afirmar que: A)  quando as forças resistivas do pulmão, ou da caixa torácica se alteram, é necessário um tratamento para que o paciente consiga reestabelecer sua função.
B)  em um paciente com doença pulmonar em estágio final percebe‐se aumento significativo nas taxas de fluxo expiratório máximo, com maiores reduções nas taxas de fluxo inspiratório. C)  a inatividade muscular respiratória, durante o período de internação hospitalar, gera hipertrofia e fraqueza muscular respiratória, o que dificulta o tratamento deste paciente em nível ambulatorial.
D) do ponto de vista clínico, a avaliação da força muscular por meio da ventilometria é absolutamente importante para se ter a ideia da efetiva contração muscular e, consequentemente, da força desenvolvida pelos músculos.

26. Ao analisar as características hemodinâmicas de um paciente, assinale a alternativa correta.
A)  Quando o retorno venoso sistêmico diminui, há também diminuição do volume sistólico final.
B)  O gradiente de pressão para o retorno venoso é a diferença entre a pressão média de enchimento sistêmico e a pressão ventricular direita.
C)  O volume diastólico final dos ventrículos pode ser chamado de pré‐carga e o enchimento diastólico ventricular e o retorno venoso interferem nesse processo.
D)  Pré‐carga pode ser definida como o volume sistólico final dos ventrículos e dois mecanismos interferem nesse volume: retorno venoso e enchimento atrial.

27. A eletroterapia, em suas diversas modalidades, é largamente utilizada pelos fisioterapeutas no tratamento de vários distúrbios. Consiste do emprego de correntes elétricas de diferentes características, como meio terapêutico, para diversos tipos de patologias. É correto afirmar que:
A) no pulso polarizado, ocorre mudança da polaridade, sendo ora um polo negativo e, ora positivo.
B) o pulso elétrico de curta duração estimula as fibras aferentes da dor, não devendo, portanto, ser utilizado com uma intensidade mais alta.
C) na corrente de alta frequência, o pulso elétrico tem cronaxia (tempo de pulso) insuficiente para promover o aquecimento tecidual profundo (efeito térmico).
D) nas correntes de baixa frequência (galvânica, T.E.N.S. etc), a intensidade máxima utilizada é 80 mA, pois o pulso elétrico de baixa frequência apresenta cronaxia (tempo de duração do pulso) suficiente para estimular nervos sensitivos e nervos motores.

28. Qual dos testes ortopédicos está indicado para avaliar possível compressão do nervo mediano ao nível do punho?
A) Allen.    
B) Phallen.    
C) Finkelstein.    
D) Phallen invertido.

29. Estudos atuais afirmam que para um indivíduo idoso obter um melhor equilíbrio, deve manter o seu centro de massa corporal dentro dos seus limites de estabilidade determinado pela habilidade em controlar a postura sem alterar a base de suporte. Para avaliar a marcha e o equilíbrio de idosos e, assim, determinar o risco de quedas e promover intervenções terapêuticas precoces, as seguintes escalas específicas são indicadas para esta finalidade, EXCETO:
A) katz.      
B) Tinetti.    
C) de Berg.    
D) Timed up and go.

30. Qual a finalidade da escala ASIA durante uma avaliação fisioterapêutica?
A) Identificação do grau de força muscular em hemiplégicos.
B) Classificação neurológica padrão para lesão raquimedular.
C) Identificação do padrão sensorial de um paciente com lesão medular.
D) Classificação do grau de espasticidade de uma criança com paralisia cerebral.


GABARITO


Nenhum comentário:

Postar um comentário